Hoje, metade de mim é poesia e a outra fantasia!


As Aventuras de Teresa e Teco

04-07-2012 23:00

Teresa é a jornalista da escola, não há novidade que lhe escape ou enigma que não consiga desvendar. O seu jornal, fundado no início do ano chama-se: O Teco, Tareco.

Sim, é um nome um pouco estranho para um jornal, mas foi a forma dela homenagear o seu ajudante e amigo Teco, o seu gato de estimação e detective particular.

A semana andava muito calma, não havia grandes novidades e Teresa começava a desconfiar de que por não se passar nada, alguma coisa se passava, mas o quê?

 

- A professora Ana não manda trabalhos de casa em exagero; o Auxiliar Bruno não anda atrás dos gémeos e a Directora não coloca ninguém de castigo há três dias! Estranho, muito estranho! – Exclamava Teresa enquanto coçava a sua cabeça – Teco, acho que está na altura de entrares em acção! Vamos investigar!

- Miaauuuuuuuuuuuuu!

- Olha, vai ali o João, vamos começar – retorquiu Teresa enquanto tirava um rebuçado da sua mala.

 - Olá João! Queres um rebuçado?

João era muito guloso e normalmente costumava dar informações secretas a Teresa em troca de alguns doces- o que tens aí que possa merecer uma informação explosiva?

 - Que tal este rebuçado de morango? Hmmm!!

 - Só!!! Não me parece Teresa, acho que hoje não levas nada daqui.

 - Estranho, o João nunca diz não a um doce. Ouve bem o que te digo Teco, aqui há gato!!!

 - Miauuuuuuuuuuuuu! Miau!

Enquanto circundavam o recreio, avistaram no campo de futebol os gémeos que por norma passavam o tempo a pregar partidas às raparigas. Mas desta vez faziam uma partida simples de penaltys, nada que fosse notícia.

 - Estou aborrecida, Teco, acho que sou uma péssima jornalista, amanhã acaba o prazo para entregar o jornal à professora Ana e eu não tenho absolutamente nada explosivo para lhe entregar, para além das reclamações das sobremesas na hora do almoço. Bolas!

Enquanto Teresa deambulava pelo recreio de cabeça cabisbaixa, soou o toque de saída e a sua mãe já a esperava na entrada principal da Escola.

 - O que se passa Teresa? Correu mal a escola? – perguntou a mãe de sorriso matreiro

 - Oh! Nada mãe…descobri que afinal sou uma péssima jornalista, durante toda a semana não encontrei nenhuma notícia engraçada e amanhã não vai haver jornal para entregar à turma.

 - Não te preocupes, filha, vais ver que os teus amigos vão compreender, afinal todos temos direito a ter uma má semana.

A noite foi longa, pois Teresa não conseguia dormir de tão desapontada que estava. No dia seguinte ainda tentou arranjar uma dor de barriga, mas a sua mãe não foi na cantiga e fez com que ela se levantasse como habitualmente fazia todas as manhãs.

Ao contrário dos outros dias, Teresa não corria, mas era arrastada para a escola.

Ao entrar na sua sala de aula reparou que todos os seus amigos já se encontravam sentados e disse tristemente:

 - Bom Dia a todos! Lamento, mas hoje não há “O Teco, Tareco”. Aliás se quiserem podem substituir-me, pois não quero mais ser a vossa jornalista. Sou péssima!!!

 - Olá Teresa! – respondeu calorosamente a professora  - Então, não me digas que vais desistir?

 - Eu não queria professora, mas como vê, andei por aí a semana toda e nada…nada de novidades, nada de notícias frescas. Nada!

A Turma inteira desatou a rir.

 - Grande partida – disse o João enquanto lhe batia nas costas – pensavas que me levavas com um rebuçadito de morango, não era Teresa?

 - Oh, João pára! Não gozes mais comigo já me sinto suficientemente envergonhada!

 - Pronto, pronto! Menino já chega! Vamos lá fazer como ensaiámos.

E de repente todos os meninos da sala se levantaram e começaram a cantar os Parabéns à Teresa. Pois era, a Teresa fazia anos naquele dia e nem se lembrava.

 - Teresa! “O Teco, Tareco” saiu, temos jornal na mesma, só que desta vez a notícia foste tu e só tu!

 - O quê! – Exclamou Teresa levantando-se para apanhar o jornal que os gémeos abanavam nas suas mãos.

“Teresa anda de ar preocupado, o que se passará” – era um dos títulos do Jornal.

“As proezas de Teresa”, outro título

“Teresa conseguiu melhorias no refeitório”, outro título

“Teresa é apanhada pelos seus amigos e festeja o seu aniversário em grande, outra notícia por antecipação.

Teresa adorou a partida e presente dos seus amigos e tudo voltou ao normal. No dia seguinte, a nossa amiga voltou a ser a jornalista e o Teco o seu detective particular, fantásticos, como sempre!

 

de Maria dos Santos Alves

ilustração de Acácio Almeida Santos

 

 

 

 

—————

Voltar